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A Importância do Container no Comércio Exterior

Postado em 15/11/2022

Quando se trata de importação/exportação, o assunto container é um dos temas que mais chama a atenção e levanta dúvidas. Dentre elas, estão: o valor, custo, divisão de espaço, tamanho, locação.

Pois neste texto já começo, de forma simples e direta, dizendo que VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR UM CONTAINER PARA REALIZAR A SUA IMPORTAÇÃO!

Olhando um pouquinho para trás, para a história do transporte de cargas, dá para ver o quanto que o container contribuiu para o comércio exterior, visto que trouxe muitas possibilidades e diminuiu muito os custos do transporte e, consequentemente, dos produtos.

Imagina que, antes dele, as cargas eram transportadas todas soltas em suas respectivas embalagens (sacos, caixas, pallets, etc.) pelo porão e convés do navio.

Sem contar no tempo que se perdia para fazer a carga e descarga destes produtos. Era um pesadelo operacional e financeiro!!!

Mas afinal, quem é o dono do container???

Geralmente o equipamento pertence a companhia marítima, ou seja, é um equipamento que pertence ao dono do navio.

Por isso que logo acima já te disse que não precisa comprá-lo – o custo do seu uso já está embutido no valor do frete que o importador desembolsa para o transporte da mercadoria entre o país de origem e o de destino.

Ao informar as características e metragens da sua carga e respectivas embalagens, é possível avaliar e definir qual o melhor tipo de container para o seu embarque.

Dentre as características a serem informadas, eu destaco: peso, cubagem, tipo de embalagem e tipo de produto.

Valores do container para importar

Você pode estar se perguntando: “quais os valores de um container na importação?”.

Eu te digo que é muuuiiitttooo difícil dizer isso nos dias de hoje, visto que os preços estão variando muito, principalmente por conta dos impactos que ainda reverberam do covid, problema de infraestrutura de alguns portos e também de picos de demanda.

O que eu posso te dizer é para sempre ter uma assessoria ao seu lado que esteja sempre antenada aos preços e negociando constantemente com os agentes para buscar sempre o melhor preço para você. 

É bom comentar que, após chegada do container no porto de destino, tem um prazo para que o cliente nacionalize a carga, a receba e devolva o container no local combinado com a companhia marítima.

E se não devolver no prazo, você será cobrado por cada dia de atraso.

Contratação fracionada de container

MAS CASO EU NÂO QUEIRA TRAZER UM CONTAINER CHEIO, TEM COMO CONTRATAR MENOS DO QUE UM CONTAINER??? É claaaaaro que sim, meu caro.

Muitas pessoas não sabem, mas você pode contratar apenas uma parte do container, o que chamamos de LCL (Less than a Container Load) ou o famoso fracionado.

Obvio que, assim como qualquer tipo de frete, quanto maior a quantidade o volume de importação, mais diluído serão os custos logísticos e, consequentemente, ainda mais barata chegará sua carga na sua planta.

Porém, temos muitos cases de sucesso de clientes que importaram apenas dois ou três metros cúbicos. A principal vantagem do LCL é que você acaba dividindo os custos com outros importadores, o que viabiliza bastante para quem quer trazer volumes menores.

Como saber mais?

Se você ainda ficou com dúvida, se quer saber qual o melhor container para a sua carga ou, melhor ainda, se quer saber por quanto o seu produto importado vai chegar na porta da sua empresa, entre em contato conosco para mais detalhes!

Pode ser direto pelo whatsapp, clicando aqui: https://bit.ly/IMPDCH 

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